Marketing Digital para Iniciantes
Marketing Digital para Iniciantes com dicas – Passo a Passo – Do zero
1 Dica -Tem que definir seus objetivos
Você quer fidelizar clientes?
Você quer vender mais?
Você quer aumentar autoridade na sua marca?
Você quer atuar numa nova área?
Você quer só estar presente na internet?
Esse é o primeiro passo e de extrema importância
Você tem que ter um objetivo para poder traçar uma estratégia. Estipular uma meta e medir seus resultados. Essa meta deve ser algo dentro da realidade e deve ter um prazo pré-definido para acontecer
2 Dica – Para abrir qualquer negócio é necessário ter uma estrutura mínima.
As oportunidades surgirão da internet. Então têm que estar presente nela.
Exemplo prático, meu carro quebrou faz uns 3 meses atrás anoite.
Tenho seguro, falei vou ligar e pronto.
Recebi o cartão de forma digital, mas nem lembrava onde estava.
Entrei na internet e peguei o telefone resolvido
Agora pensa, você não tem seguro.
Você está na estrada viajando com sua família, o carro quebra.
Você tem que arrumar uma mecânica, um guincho sei lá
Onde você procura o telefone da mecânica ou de um guincho?
Na internet, agora se um mecânico, borracheiro, ou o dono da empresa de guincho
têm que estar presente na internet, porque você acha que não tem q estar.
Acho que respondi para quem não está ainda na internet.
Então a primeira coisa que você precisa ter é um site, com domínio próprio. O site é seu cartão de visita.
Você deve cadastrar sua empresa no Google Business e Google Map e com isso começará a ter uma presença online na Internet. E aí terá a chance de ser localizado na internet.
e tem um desconto caso queira colocar a hospedagem do seu site.
Depois que tem um site com domínio próprio, você consegue ter um e-mail com seu domínio.
E-mail do gmail ninguém merece né, qual a credibilidade que você quer passar para as pessoas. O e-mail ou até mesmo o WhatsApp serão ferramentas importantíssimas
para o relacionamento de sua lista de clientes ou interessados no seu produto.
No e-mail ou WhatsApp você consegue informar novidades e promoções.
Mas não é só ter um site simples, esse site tem que ser persuasivo, tem que utilizar gatilhos mentais, fotos chamativas, bem tiradas que levem a pessoa quererem consumir seu produto ou serviço. Esse site precisa trazer provas sociais de quem utilizou seu produto ou serviço.
Lembre-se de falar dos seus Benefícios e não só das características.
3 Dica – Precisa criar sua Persona
Persona, é quem é seu público alvo. Nela você precisa definir, Idade, classe social, gênero, onde mora e hobbies. Você precisa defini-la para ser mais assertivo nas suas estratégias.
4 Dica- Tem que estar presente nas redes
Na rede social de acordo com seu nicho de mercado. Um dos segredos é estar postando de forma frequente, ou seja, diariamente.
Hoje em dia para você acabar com seu limite de cartão de crédito
Você não precisa mais ir ao Shopping, o Instagram por exemplo é um shopping muito mais potente. Tenho amigos que vendem mais pelo Instagram do que pela loja física.
Entende a importância de estar presente.
5) dica – Fazer anúncios no Google ADS ou outras plataformas de anúncios.
Você consegue fazer anúncios com centavos, claro o retorno é proporcional ao investimento.
Hoje como você vende seu produto ou serviço?
Quando alguém entra na sua loja ou escritório, correto?
Agora sua loja venderá online, ou seja, seu site venderá online. Como as pessoas irão comprar no seu site ou vão saber que ele existe se não divulgar?
Existem muitas maneiras inclusive de graça. De graça é através de um Blog, Youtube e redes sociais. Por isso disse que precisa estar presente nessas redes sociais para começar, pois as duas formas se complementam. Porém a forma mais rápida é fazendo anúncios
O curso de Gestor de Tráfego é uma opção para começar.
As principais plataformas caso queiram ir se familiarizando são Google ADS, Facebook Business e Youtube ADS
Existem 3 formas de iniciar nesse processo de Anúncio.
1-Para você que é empresário pode contratar um Gestor de Tráfego. Para você que está pensando em que começar a trabalhar essa pode ser uma opção. Pensa assim, essas plataformas digitais de anúncios na internet são as páginas amarelas, revista, jornal, tv e rádio de antigamente, mas numa versão muito mais eficaz, eficaz porque você consegue segmentar uma região, um público e ter um alcance muito maior do que tínhamos antes.
2-Assistir vídeos no YouTube que ensinam como fazer isso.
3- Comprando um curso de gestor de tráfego, aí você terá mais conhecimento sobre o assunto e com isso alcançará resultados mais expressivos e muito mais rápido. Esses cursos o valor é irrisório perto do retorno que pode ter.
Isso é o mínimo para começar no marketing digital. O segredo é começar para ontem, colocar em prática e ir fazendo aos poucos. Agora se você não têm empresa uma das formas é sendo afiliado (com a venda de cursos), Youtuber ou prestar serviços de Marketing Digital, com consultorias e gestor de tráfego .
Lembrando que também terá que ter a estrutura toda acima não têm jeito.
A dica para os empresários é tentar oferecer serviços complementares. Sempre procurando aumentar o ticket médio e consumo continuo. Sei que para um fastfood a venda é constante,
Ou seja, tem um grande poder de recompra e alguns serviços ou produtos isso é bem menor,
mas você precisa tentar fazer isso com seu negócio. Disponibilizar produtos ou serviços complementares.
Hoje por exemplo tem escritórios de contabilidade com parcerias com agências de Marketing Digital oferecendo esses serviços para seu clientes e tendo mais retorno que com suas mensalidades
Resumindo tudo , fica assim:
1-Definir objetivos , traçar estratégias para alcançar os resultados pré-definidos.
2-Você tem q ter um site e e-mail com domínio próprio , ser persuasivo na apresentação do seu produto , apontando seus benefícios e se possível transmitir sua escassez ( tipo ultimas peças) ou (esse valor só até hoje )
3-Criar sua Persona
4-Estar presente nas redes sociais de forma ativa, postando conteúdo diariamente.
5- Fazer anúncios para trazer tráfego para sua loja ou empresa.